Cummins Onan

Entenda os Geradores de Emergência Residenciais

Sua rede de energia elétrica pode falhar por uma série de razões. Às vezes um transformador simplesmente falha devido ao tempo de funcionamento. Às vezes um técnico de reparos corta um cabo subterrâneo. Outras vezes um acidente ou uma tempestade causa danos nos pólos ou nas linhas elétricas. Quando a rede de energia elétrica que alimenta sua residência é interrompida, um gerador Cummins Onan pode rapidamente detectar a interrupção, iniciar seu funcionamento e produzir eletricidade limpa e silenciosa — para que você continue com suas atividades normais. É simples assim. Você pode confiar na Cummins Onan.


Instalação Típica:


Em geral, um sistema de geração de energia elétrica de emergência para uso residencial tem três elementos básicos: um gerador, um painel de transferência e um disjuntor de entrada de serviço.
  1. Gerador – Produz eletricidade para sistemas críticos ou selecionados como arrefecimento, aquecimento, refrigeração, segurança e iluminação. Suas necessidades de energia de emergência, mais simples ou mais complexas, determinam a dimensão e a potência da unidade.


  2. Painel de Transferência – Detecta imediatamente uma interrupção no fornecimento de energia da rede elétrica e transfere a responsabilidade de geração de energia para o gerador. O painel de transferência detecta quando a energia é restaurada e transfere a carga de volta à fonte de energia da rede pública, sinalizando ao gerador que o mesmo deve iniciar o processo de arrefecimento e desligamento.


  3. Disjuntor de Entrada de Serviço – Fornece proteção ao painel de transferência, aos disjuntores e circuitos internos e ao gerador contra panes elétricas e picos de tensão.

Nota: Nunca tente projetar e instalar um sistema elétrico por si mesmo. As conexões elétricas e a instalação de sistemas de combustível devem ser feitas por pessoal qualificado e certificado. Instalações incorretas apresentam riscos que podem resultar em ferimentos em pessoas e/ou danos materiais. Consulte um eletricista residencial licenciado e seu fornecedor local de gás natural ou propano para esses serviços. Em qualquer caso, o cliente deve entrar em contato com um representante Cummins Onan e/ou um técnico certificado para obter orientação.

Como o Sistema Funciona

  • 1.
    O painel de transferência monitora a tensão que chega da rede pública de energia elétrica
  • 2.
    O painel de transferência detecta quando a energia elétrica da rede pública é interrompida ou fica abaixo de níveis aceitáveis (queda de tensão), e envia um sinal de partida ao gerador
  • 3.
    O painel de transferência desconecta automaticamente os circuitos elétricos da residência, da energia da rede pública, e os reconecta ao gerador
  • 4.
    O gerador continua a fornecer energia elétrica para a residência até que a energia da rede pública seja restaurada
  • 5.
    O painel de transferência detecta quando a energia da rede pública é restaurada, desconecta automaticamente o gerador dos circuitos da residência e reconecta à energia elétrica da rede
  • 6.
    O sistema de geração de energia Cummins Onan reajusta-se automaticamente para a próxima interrupção de energia/queda de tensão

O Que Acontece Quando a Energia é Interrompida

Ocorre a queda de energia:

Quando a tensão de alimentação da rede elétrica cai para níveis inferiores a 85% da nominal, ou falha por completo, o sistema de energia de emergência automaticamente passa por uma sequência de partida e se conecta à residência. O controle do painel de transferência monitora constantemente a qualidade da energia fornecida pela rede elétrica e pelo grupo gerador. Quando detecta uma qualidade inaceitável da energia da rede elétrica, o controle do painel de transferência aguarda 3 segundos e então envia um sinal de partida para o motor do grupo gerador. Se a energia da rede elétrica retornar antes de 3 segundos após a falha, o motor do grupo gerador não é comandado a partir. Se o sinal de partida for recebido, o motor dará partida, atingirá a rotação adequada de operação e a energia CA estará disponível para o grupo gerador. O controle do painel de transferência detecta essa condição, aguarda 3 segundos e transfere a energia do grupo gerador para a residência através dos contatores do painel de transferência. Essa sequência de operações geralmente ocorre em menos de 10 segundos entre o momento da queda de energia e o momento em que a energia do grupo gerador é conectada.


Retorno da energia da rede pública:

Quando a energia elétrica da rede pública é restaurada para a residência, o controle do painel de transferência detecta essa condição e aguarda até que a tensão tenha um nível aceitável. Depois de aguardar pelo nível de tensão aceitável durante cerca de cinco minutos, o controle do painel de transferência envia um sinal aos contatores do painel de transferência para re-transferir a carga de volta à fonte da rede pública e desconectar a fonte do grupo gerador. Nesse ponto, o grupo gerador encontra-se "desconectado" e continuará funcionando por mais cinco minutos até arrefecer adequadamente. Após o ciclo de arrefecimento, o grupo gerador é automaticamente desligado e reajustado para o modo de espera (standby).

Operação e Manutenção de Rotina

Uma preocupação comum para donos de residências é como manter seu gerador de energia Cummins Onan depois de instalado. Não há com que se preocupar. A manutenção de um grupo gerador é muito parecida com a de um automóvel e é essencial para um desempenho ótimo e uma vida útil prolongada. Assim como um carro, você receberá um manual do proprietário, juntamente com o grupo gerador, com instruções bem específicas e os intervalos de manutenção programada no formato de uma tabela. Essas informações lhe dirão como fazer a manutenção do gerador e permitirão registrar dados como horas de funcionamento e a manutenção realizada. Você verá que a troca de óleo, a verificação da bateria/conexões, a troca do filtro de ar ou do filtro de óleo, e a inspeção visual dos componentes da unidade são exigências típicas de manutenção. Qualquer trabalho em garantia, entretanto, deverá ser feito por um representante Cummins Onan autorizado ou por um técnico qualificado. Para reparos mais complexos (ou por questão de tranquilidade), sinta-se à vontade para consultar um representante ou um distribuidor Cummins Onan autorizado para obter mais informações.